SOBRE

Uma abordagem contemporânea que cruza elementos orgânicos e referências geométricas, explorando uma linguagem depurada, com jogos de volumes e encaixes que tornam as peças homogéneas e coerentes.


(c) Sanda Vuckovic


(c) Sanda Vuckovic

Sou movida pela inspiração que me envolve todos os dias, particularmente a que passa pelas minhas duas avós. Sim, as minhas duas avós influenciaram a minha vida, ainda que não tenha sido de forma imediata ou até consciente. A minha avó materna era antiquária, fazendo com que o vaivém de mobília antiga, pinturas e joalharia única fosse essencial para o meu processo criativo. A minha avó paterna, por seu lado, é alguém que viveu — e ainda vive — muito à frente do seu tempo, levando-me muitas vezes a exposições de arte e de joalharia.



(c) Sanda Vuckovic

Depois de me licenciar em Produção de Design de Ambientes no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing em junho de 2006, integrei o curso de Joalharia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, com a duração de quatro anos — três anos de curso regular + um ano de projeto individual.

Entre setembro de 2010 a março de 2011, dei um passo em frente e mudei-me para Barcelona para estagiar nos estúdios de Marc Monzó e de Estela Guitart. Regressei a Portugal de coração cheio de esperança e aprendi muito, mas queria mais, por isso, comecei a trabalhar como assistente de oficina do designer e joalheiro Valentim Quaresma até julho de 2012. Antes disso, contudo, já estava certa do caminho que queria seguir. Joana Mota Capitão Jewellery nasceu em maio de 2012, momento em que depositei toda a minha confiança nesta marca de joalharia que queria ver florescer com o meu próprio estilo e conceito.


(c) Sanda Vuckovic

Há sempre um conceito diferenciador por detrás de cada peça, uma história. As minhas viagens, a natureza, a arte, a minha infância e o que me rodeia é onde vou beber inspiração. Isto não é sempre fácil — por vezes, é-me difícil dar-lhe o uso que merece — mas tento manter-me sempre atenta ao que se passa à minha volta, como exposições, livros e revistas. Mas a inspiração dá trabalho e há uma necessidade urgente em manter a curiosidade a fluir.


(c) Leonor Carvalho


(c) Leonor Carvalho

Para além das minhas próprias coleções, disponho também de um serviço personalizado que consiste em peças feitas à medida, reciclagem de metais e limpeza. Pode ler mais sobre isto aqui.


Se precisar de mais informações sobre alguma peça ou serviço, não hesite em contactar-me através de joanamotacapitao@gmail.com ou do Instagram ou Facebook.