CUIDADO & LIMPEZA

Introdução

Quero acreditar que as minhas joias são especiais. Cada peça é imaginada, meticulosamente fabricada e finalizada no meu atelier em Lisboa, Portugal. Com o passar do tempo, as jóias podem começar a mostrar sinais de desgaste, mas, se seguir os passos simples que se seguem, as suas manter-se-ão incríveis por muito tempo.

A joalharia é algo delicado na sua essência, e é por isso que encorajamos os clientes a terem um cuidado extra no uso diário. Tenha cuidado para não danificar ou riscar as jóias, retire-as e guarde-as se planear fazer trabalhos mais pesados ou que possam vir a deteriorar as peças, como levantar pesos, jardinar, etc. Todos os metais se tornam baços ou manchados se entrarem em contacto com químicos, por isso, o melhor será remover as jóias quando tomar banho, colocar perfume, aplicar creme ou fazer exercício. Aconselha-se também que retire as jóias à noite para evitar que se risquem ou emaranhem. Espero que considere esta informação útil. Não hesite em falar comigo se tiver questões sobre qualquer uma destas indicações.

Limpeza

Com o tempo, o metal torna-se baço, mas pode ser limpo fácil e rapidamente, atingindo novamente o seu estado original. Para limpar as suas jóias, coloque umas gotas de detergente da loiça em água morna e limpe delicadamente com uma escova de dentes suave. Isto ajudará a remover qualquer sujidade que possa estar acumulada sob pedras preciosas ou em fissuras da própria peça. Seque as peças cuidadosamente com um pano suave.

Prata

Apesar de ser durável, a prata pode ficar danificada. Tenha consciência dos momentos em que usa as peças e onde as guarda para que mantenham sempre um acabamento polido e brilhante. Tal como acontece com a maioria dos metais preciosos, a prata pode ficar manchada. É provável que não aconteça tanto se as peças em prata forem usadas regularmente — usar as peças faz parte do seu cuidado, por mais incrível que pareça. Pode limpá-las com água morna e um pano especial para pratas.

Ouro

O ouro tem uma belíssima cor que merece ser cuidada da melhor maneira para estar sempre impecável. Não ganha manchas nem oxida, mas pode ir perdendo o brilho natural. Tal como acontece com peças em prata, tenha cuidado como usa as peças e onde as guarda — o ouro é por natureza um pouco mais delicado que a prata, por isso é mais suscetível a marcas. Pode limpar as suas peças em ouro com água morna e limpá-las com um pano suave e sem pelos. Um dos serviços que ofereço é limpeza de joalharia deste tipo. Para mais informações, fale comigo.

Plaqué de Ouro

O plaqué, ou banho, de ouro desgasta-se ao longo do tempo, mas há sempre uma forma de assegurar que dura o mais tempo possível através do uso, conservação e limpeza das peças com plaqué de ouro. Remova sempre as peças se for colocar perfume, aplicar creme, tomar banho, nadar ou fazer exercício. Guarde as suas peças num local seguro quando não estiver a usá-las. As peças com plaqué de ouro podem ser limpas com água morna e um plano de limpeza de prata. Contudo, tenha cuidado pois esta limpeza pode desgastar, com o tempo, a camada de ouro.

Limpeza no Atelier

É importante para mim que adore as suas joias tal como eu adoro e, por isso, quero ajudá-lo a mantê-las o mais impecáveis possível. No meu atelier em Lisboa, é possível fazer uma limpeza (tem um custo associado). Quer queira uma peça limpa, com novo plaqué ou simplesmente analisada para ver se tem danos, estou aqui para si. Fale comigo e tratamos disso.